segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Alimentação saudável nas escolas é prioridade em Itanhaém

Profissionais da Prefeitura elaboram cardápios balanceados das merendas escolares que equilibram alimentação saudável e sabor na mesma refeição, levando em consideração as necessidades nutricionais na infância. Mensalmente, o cardápio é disponibilizado no site oficial (www.itanhaem.sp.gov.br/
educacao/servicos/
cardapio_merenda.xls
) para a consulta dos pais.
Siga a Prefeitura de Itanhaém noTwitter e no Facebook
A educação integral recebe quatro alimentações por dia, sendo dois lanches e duas refeições durante todo o período escolar. Já os alunos da educação infantil e ensino fundamental recebem um lanche composto por pão com margarina ou bolacha, iogurte ou leite. No almoço são oferecidos arroz, feijão, carne ou frango, legumes, salada e sobremesa, podendo ser frutas ou gelatina, conforme cardápio disponibilizado no site.
O setor se destaca pela qualidade da merenda escolar servida aos alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio e técnico. As refeições são diferenciadas conforme a faixa etária da criança e em casos de alunos com intolerância a lactose, hipertensão e diabete. Estes estudantes recebem atenção especial, de acordo com recomendações do relatório médico.
Os pratos são nutritivos e adotam as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar e a Recomendação Diária Alimentar, levando em consideração 350 calorias, tendo ainda de 9 a 12 gramas de proteínas para alunos da educação infantil, fundamental e das escolas estaduais.
Em todas as unidades escolares, existe uma equipe de merendeiras responsável pelo recebimento dos produtos para a elaboração das refeições (perecíveis e estocáveis) e pela higiene do local (descartáveis e limpeza). As instruções são as mais precisas para que o cronograma seja seguido rigorosamente.

Diariamente são oferecidas 27 mil refeições para estudantes, entre escolas municipais, estaduais, creches, projetos, Escola Técnica (ETEC) de Itanhaém, além da escola indígena da Aldeia do Rio Branco. “As refeições que minha filha faz na escola são saudáveis por causa da variedade de legumes e verduras. Sempre que vou buscar a Juliana, percebo que a cozinha está sempre limpa. Ela adora a comida da escola porque sempre come bastante”, ressalta Cátia Angélica Costetti dos Santos, mãe da aluna Juliana Mendonça dos Santos, do 5º ano.
INCENTIVO – Frutas, hortaliças, verduras e legumes cultivados por agricultores de Itanhaém saem do campo direto para a mesa de milhares de alunos de creches e escolas do Município. Os produtos frescos encaminhados às unidades escolares são recolhidos diretamente do campo e vendidos ao Município conforme Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desde 2010. O Banco de Alimentos de Itanhaém é o articulador da parceria entre os agricultores familiares e o Departamento de Merenda Escolar.
Um registro bastante significativo mostra que os produtores de Itanhaém atenderam a 90% do quantitativo da Chamada Pública, o que nos indica o incremento do agronegócio ao pequeno produtor,  lado a lado com a excelência  nutricional oferecida a Merenda Escolar.

Fonte: http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2014/agosto/Alimentacao_saudavel_prioridade_nas_escolas_creches_Itanhaem.html

Nenhum comentário: