quinta-feira, 31 de julho de 2014

PROJETO DE ROBÓTICA DO 5º AO 9º ANO NO 2º SEMESTRE





O projeto tem como objetivo estimular a criatividade dos alunos das escolas municipais da cidade. E visa atender (em sua primeira etapa) crianças do 5º ao 9º ano. Todos os professores das escolas participantes serão treinados, no âmbito do projeto, para estarem aptos a lecionarem.

Robótica educacional é uma atividade desafiadora e lúdica, que utiliza o esforço do educando na criação de soluções, sejam essas compostas por hardware e/ou software, visando a resolução de um problema proposto – podendo o mesmo ser real.
A Robótica Educacional é um trabalho que reúne materiais de sucata, peças diversas, motores, sensores controláveis por computador e softwares para programar o funcionamento de modelos.
Um desdobramento quase que natural das ideias construto interacionista, seriam aquelas que valorizam a construção do conhecimento por meio da interação com objetos criados pelos próprios sujeitos, ou seja, com os artefatos tecnológicos criados pelos seres humanos que formam o acervo cultural da Humanidade. A interação dos sujeitos com objetos resultantes de sua cultura, tem sido denominada de “construcionismo”, sendo Papert o seu principal protagonista.
Para Schons ,a robótica pedagógica “constitui nova ferramenta que se encontra à disposição do professor, por meio da qual é possível demonstrar na prática muitos dos conceitos teóricos, às vezes de difícil compreensão, motivando tanto o professor como principalmente o aluno”.
Segundo Zilli, a robótica educacional pode desenvolver as seguintes competências: raciocínio lógico; formulação e teste de hipóteses; habilidades manuais e estéticas; relações interpessoais e intrapessoais; integração de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos; investigação e compreensão; representação e comunicação; trabalho com pesquisa; resolução de problemas por meio de erros e acertos; aplicação das teorias formuladas a atividades concretas; utilização da criatividade em diferentes situações; e capacidade crítica.
A sua função precípua é de promover a inclusão digital - dos professores, pesquisadores e alunos, sendo eles próprios os sujeitos de todo o processo. É a democratização do conhecimento através de uma construção coletiva distribuída.

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