quinta-feira, 13 de junho de 2013

Meio Ambiente

Conscientização e Ação no Dia do Meio Ambiente
 
No Dia Mundial do Meio Ambiente 05 de Junho foi feita a conscientização dos nossos alunos com atividades que envolveram a todos.Os alunos votaram em um mascote para o CONDEMA (Conselho do Meio Ambiente) entre diversos animais da fauna da nossa cidade. Assim, após todos visualizarem os animais na informática votaram depositando seu voto em uma urna sendo um momento de grande emoção e torcida. Alguns animais mobilizaram os nossos jovens e crianças e foram a tartaruga muito votada e alguns pássaros. O vencedor por fim foi o passarinho: Saira - Sete Cores que é gracioso com suas múltiplas cores (Um show!).
Os alunos também receberam uma folha simulando a natural e fizeram mensagens para o Meio Ambiente e a paz que foram penduradas em um tronco que por fim simbolizou a árvore da Paz.
A EJA participou fazendo cartazes que foram espalhados pela escola para a sensibilização e conscientização sobre o tema.

 
 


Aula de Arte

Fazendo e desenhando esculturas  com o Profº Sudário no Harry Forssell

Foi trabalhado com os alunos as figuras geométricas e figuras orgânicas (abstratas) e o conceito tanto com alunos do regular como da EJA (Educação de Jovens e adultos) nas aulas de Artes do professor Sudário. Após a atividade foi passado aos alunos o conceito de Tridimensional e Bidimensional, bem como a história da escultura.
Foi trabalhado aos alunos a possibilidade de formas e construção em materiais leves e reciclagem. Por fim ainda fizeram desenhos tridimensionais em folhas quadriculadas.

TRABALHANDO A DENGUE

Conscientizando sobre a
 DENGUE

  • A professora Flávia substituta está trabalhando para a conscientização sobre a Dengue. 

 Veja o texto de como pegar o mosquito:

A dengue é uma doença muito séria transmitida por um mosquitinho chamado aedes aegypti. Mas nós podemos evitar que a contaminação se espalhe acabando com o transmissor! Que tal fazer uma armadilha para pegar os mosquitos? O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maulori Cabral, elaborou uma! Vamos seguir o passo-a-passo e construir uma mosquiteca!

Construindo uma "mosquiteca"

A aula organizada pela professora do Projeto Meio Ambiente da Educação leva aos estudantes oficinas de conscientização CONTRA A DENGUE.
No dia 16 de maio de 2013, o trabalho aconteceu na EM Harry Forssell, no Bairro do Oásis. A Profª Flavia trabalhou o tema com os alunos do 6ºB por meio de uma construção de armadilha para o mosquito da dengue por ser um ensino Interdisciplinar em Educação em Meio ambiente que abrange ética humana e conduta de convivência em sociedade. Este material desperta o espírito de cidadania e responsabiliza o munícipe para o bem comum, conscientizando o morador quanto ao seu envolvimento com hábitos e costumes saudáveis.
A aula, que dura aproximadamente duas horas, consiste na mostra em tempo real da construção e explanação do conteúdo em foto, com detalhamento dos pontos abordados. Durante a apresentação, os estudantes é esclarecido também sobre a conscientização da reciclagem dessas garrafas pet e alertado em relação à destruição da fêmea devida a estas pragas urbanas.


Prevenção

O trabalho preventivo busca melhorar o nível de conhecimento cultural visando uma vida melhor por meio do combate e impedimento da proliferação dos insetos e os lixos que podem representar riscos aos seres humanos. Durante a aula, os alunos discutem temas relacionados ao descarte correto do lixo., prevenção e eliminação de criadouros como uma importante maneira de evitar a proliferação da doença. Nesse ano, já houve casos confirmados da doença. Em caso de dúvidas devemos procurar o Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itanhaém.


Construa uma "Mosquitoteca"


1) Pegue uma garrafa Pet de 1 litro e meio ou mais. Corte a parte superior para fazer

1) Pegue uma garrafa Pet de 1 litro e meio ou mais. Corte a parte superior para fazer uma espécie de funil.


Mosquiteca - passo 1

2) Corte cerca de 10 centímetros da Pet, parte da base da garrafa.


Mosquiteca - passo 2

3) Lixe a parte interna do pedaço parecido a um funil. Pode ser utilizada uma lixa para madeira - granulação 60, 100 ou 120. O objetivo é deixar a superfície interna bem áspera em toda a sua extensão.


Mosquiteca - passo 3
4) Utilizando o "anel", parte da tampa da própria garrafa, faça um fechamento com um pedacinho de tela dobrado. Não serve o tule de véu de noiva, pois o buraco é grande o suficiente para que o mosquito passe.


Mosquiteca - passo 4

5) Coloque cinco grãos de arroz ou de alpiste amassados, ou ainda ração para gatos dento da parte inferior da garrafa Pet.


Mosquiteca - passso 5

6) Sele as duas partes com fita isolante.


Mosquiteca - passo 6


6) Viva! Está pronta a armadilha para a fêmea do mosquito transmissor da dengue.

Como funciona?

    Encha com água limpa até cerca de 3 centímetros da borda do funil.
    Complete a água à medida que ela for evaporando.
    Coloque a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos.
    É necessário ser um local sombreado, pois as fêmeas do mosquito não gostam de sol.
    A fêmea do mosquito verifica onde está havendo evaporação da água para colocar os seus ovos.
    Os grãos de arroz ou alpiste amassados são importantes porque a fêmea só põe ovos onde ela identifica que a água possui alimento para as larvas. Até “os mosquitos” têm instinto materno.
    Os ovos descerão pelos buracos da tela e ficarão na parte inferior do recipiente.
A tela serve de elemento de ligação entre as duas partes e não permite que as larvas passem para a parte superior do recipiente. A presença da barreira de tela é muito importante. Mas se ela estiver rasgada ou destruída, em vez de um armadilha para o mosquito, você estará fornecendo um criatório para ele.
Periodicamente, esvazie a parte inferior e mate as larvas com cloro. Verifique se está tudo ok com a tela e encha novamente a armadilha com água. Verifique a sua armadilha todos os dias.
Saiba mais
    O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias e as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes nesse período. Em cada vez, elas põem cerca de cem ovos, sempre em locais com água limpa e parada.
    Se não encontra recipientes apropriados para depositar seus ovos, a fêmea pode voar distâncias de até três quilômetros até localizar um ponto que considere ideal. A temporada de chuva complica as coisas.
    Um ovo de aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias – um ano e dois meses –, mesmo que o local em que ele foi depositado fique seco. Se esse local receber água novamente (quando há uma chuvarada, por exemplo), o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva e depois em pupa, e atinge a fase adulta num prazo curtíssimo: de dois a três dias.

ESCOLA MÓVEL ELEKTRO - Fotos



Visitação da Estação Móvel da Elektro

Recebemos a Estação de tratamento móvel da Elektro que trabalha com a conscientização para o uso adequado da energia elétrica.
Durante a visita houve uma palestra que nos fez refletir sobre os gastos desnecessário de energia em nossas residências, verificamos a escassez de fontes de energia renováveis, a possibilidade da redução   da conta elétrica com mudanças simples de hábitos e o quanto nós humanos dependemos da água.
Os alunos com essa visitação tiveram a oportunidade de atentarem para a racionalidade no uso da eletricidade.









AULA SOBRE MITOLOGIA GREGA

Aprendendo no Harry sobre Mitologia Grego Romana
alunos do 5ºB 

Com o objetivo de ampliar conhecimento referente à mitologia grega/romana, lemos as seguintes lendas mitos: Minotauro, Hércules, Pandora, Narciso, Midas, Pégasus -o-cavalo-alado-, Odisseu e o Cavalo de Tróia e Pérsefone.

Estamos lendo por capítulos – “No Reino Das Sombras” e a curiosidade do grupo-classe é saber que caminhos Psiquê terá de percorrer para encontrar – se com Eros, o do amor?

Também assistimos o filme – Percy Jackson – O Ladrão de Raios – Confira as ilustrações dos dois últimos trabalhos dos alunos do 5º ano B.

“Os Mapas”


















Os alunos devem ser estimulados a compreender a localização e distribuição desse imenso território. É fundamental a utilização de mapas.

Para isso, a aula semanal de leitura na Biblioteca contribuiu. Foi um momento interessante e envolvente que valeu o registro para o blog.

Ao consultarem livros sobre os dinossauros...”bateu” curiosidade...onde ficavam?

Buscaram informações sobre os locais, histórias e exemplos dos estudos anteriores, aproveitando essa contribuição para concretizar o aprendizado da sala de aula em geografia.

DIA DO DESAFIO

Dia do Desafio no Harry Forssell

No dia 29 de maio fizemos o Dia do Desafio na escola para ajudar Itanhaém que disputa com Montes Doces (Costa Rica) pelo título da cidade com mais pessoas em atividade Física no dia do Desafio.
As atividades físicas envolveram os alunos, funcionários e professores num clima de descontração.
Estamos torcendo pela vitória da nossa cidade nesta competição que envolve a atividade física que traz melhorias para a qualidade de vida.

  • Número de participantes: 957.

Atividades Físicas Desenvolvidas

      01-> Futebol Inter-escolar;
  02-> Ginástica Aerólica;
      03-> Jogos Cooperativos.