Conscientizando sobre a
DENGUE
- A professora Flávia substituta está trabalhando para a conscientização sobre a Dengue.
Veja o texto de como pegar o mosquito:
A dengue é uma doença muito séria transmitida por um mosquitinho chamado aedes aegypti. Mas nós podemos evitar que a contaminação se espalhe acabando com o transmissor! Que tal fazer uma armadilha para pegar os mosquitos? O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maulori Cabral, elaborou uma! Vamos seguir o passo-a-passo e construir uma mosquiteca!
Construindo uma "mosquiteca"
A aula organizada pela professora do Projeto Meio Ambiente da Educação leva aos estudantes oficinas de conscientização CONTRA A DENGUE.
No dia 16 de maio de 2013, o trabalho aconteceu na EM Harry Forssell, no Bairro do Oásis. A Profª Flavia trabalhou o tema com os alunos do 6ºB por meio de uma construção de armadilha para o mosquito da dengue por ser um ensino Interdisciplinar em Educação em Meio ambiente que abrange ética humana e conduta de convivência em sociedade. Este material desperta o espírito de cidadania e responsabiliza o munícipe para o bem comum, conscientizando o morador quanto ao seu envolvimento com hábitos e costumes saudáveis.
A aula, que dura aproximadamente duas horas, consiste na mostra em tempo real da construção e explanação do conteúdo em foto, com detalhamento dos pontos abordados. Durante a apresentação, os estudantes é esclarecido também sobre a conscientização da reciclagem dessas garrafas pet e alertado em relação à destruição da fêmea devida a estas pragas urbanas.
Prevenção
O trabalho preventivo busca melhorar o nível de conhecimento cultural visando uma vida melhor por meio do combate e impedimento da proliferação dos insetos e os lixos que podem representar riscos aos seres humanos. Durante a aula, os alunos discutem temas relacionados ao descarte correto do lixo., prevenção e eliminação de criadouros como uma importante maneira de evitar a proliferação da doença. Nesse ano, já houve casos confirmados da doença. Em caso de dúvidas devemos procurar o Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itanhaém.
Construa uma "Mosquitoteca"
1) Pegue uma garrafa Pet de 1 litro e meio ou mais. Corte a parte superior para fazer
1) Pegue uma garrafa Pet de 1 litro e meio ou mais. Corte a parte superior para fazer uma espécie de funil.
2) Corte cerca de 10 centímetros da Pet, parte da base da garrafa.
3) Lixe a parte interna do pedaço parecido a um funil. Pode ser utilizada uma lixa para madeira - granulação 60, 100 ou 120. O objetivo é deixar a superfície interna bem áspera em toda a sua extensão.
4) Utilizando o "anel", parte da tampa da própria garrafa, faça um fechamento com um pedacinho de tela dobrado. Não serve o tule de véu de noiva, pois o buraco é grande o suficiente para que o mosquito passe.
5) Coloque cinco grãos de arroz ou de alpiste amassados, ou ainda ração para gatos dento da parte inferior da garrafa Pet.
6) Sele as duas partes com fita isolante.
6) Viva! Está pronta a armadilha para a fêmea do mosquito transmissor da dengue.
Como funciona?
Encha com água limpa até cerca de 3 centímetros da borda do funil.
Complete a água à medida que ela for evaporando.
Coloque a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos.
É necessário ser um local sombreado, pois as fêmeas do mosquito não gostam de sol.
A fêmea do mosquito verifica onde está havendo evaporação da água para colocar os seus ovos.
Os grãos de arroz ou alpiste amassados são importantes porque a fêmea só põe ovos onde ela identifica que a água possui alimento para as larvas. Até “os mosquitos” têm instinto materno.
Os ovos descerão pelos buracos da tela e ficarão na parte inferior do recipiente.
A tela serve de elemento de ligação entre as duas partes e não permite que as larvas passem para a parte superior do recipiente. A presença da barreira de tela é muito importante. Mas se ela estiver rasgada ou destruída, em vez de um armadilha para o mosquito, você estará fornecendo um criatório para ele.
Periodicamente, esvazie a parte inferior e mate as larvas com cloro. Verifique se está tudo ok com a tela e encha novamente a armadilha com água. Verifique a sua armadilha todos os dias.
Saiba mais
O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias e as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes nesse período. Em cada vez, elas põem cerca de cem ovos, sempre em locais com água limpa e parada.
Se não encontra recipientes apropriados para depositar seus ovos, a fêmea pode voar distâncias de até três quilômetros até localizar um ponto que considere ideal. A temporada de chuva complica as coisas.
Um ovo de aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias – um ano e dois meses –, mesmo que o local em que ele foi depositado fique seco. Se esse local receber água novamente (quando há uma chuvarada, por exemplo), o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva e depois em pupa, e atinge a fase adulta num prazo curtíssimo: de dois a três dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário