sexta-feira, 20 de julho de 2012

A matemática não é um bicho de sete cabeças


Uma turma de bons mestres prova que dá para tornar a matemática atraente sem inventar muito nem gastar mais

Texto:
Helena Borges



Sempre que surge um indicador que dá a dimensão do atraso brasileiro na matemática, o sinal de alerta reacende. Um novo dado da rede estadual de São Paulo vai à origem do problema. Avaliados em uma prova, os professores da área revelaram lacunas básicas sobre a própria matéria que lecionam: 90% dos 12 000 mestres do ensino fundamental e médio acertaram menos de 60% das questões. O grupo que destoa do lamaçal passou por uma segunda peneira, da qual só sobreviveram mesmo aqueles que, nos últimos três anos, alcançaram bons resultados com seus alunos. É nesse universo dos bem-sucedidos que uma recente pesquisa, feita pela Fundação Victor Civita em conjunto com a Cesgranrio, se concentrou para desvendar os caminhos que conduzem à excelência nessa disciplina tão temida quanto odiada no país. As conclusões não apontam para nenhuma invencionice no terreno da pedagogia, mas reforçam a ideia de que os bons professores, além de saber do que falam, têm a persistência e a ambição necessárias para deixar a rabeira.

Fonte:
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/quando-conta-fecha-693438.shtml

Nenhum comentário: