segunda-feira, 18 de julho de 2011
Gabinete de Leitura tem sua primeira exposição com o projeto Cultura Caiçara
O Gabinete de Leitura está se preparando para receber a exposição do projeto Cultura Caiçara, que será aberto para visitação de 19 de julho a 5 de agosto. Realizado por professores e alunos de 5ª a 8ª séries das escolas municipais de Itanhaém, o projeto tem a intenção de resgatar valores e costumes caiçaras, por meio dos monumentos históricos municipais, lendas escritas por José Rosendo e músicas regionais do cancioneiro dos irmãos Zwarg.
A exposição estará aberta das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, e o público poderá apreciar trabalhos produzidos por alunos como: quadros em tela baseados em lendas de Itanhaém, maquetes das habitações caiçaras, reproduções de pilões, panelas e outros artefatos caiçara em argila, poemas, portfólios de atividades com pintura e colagem, reprodução de imagens dos pontos turísticos e históricos.
Por meio do projeto, os professores substitutos passaram a dar aulas temáticas sobre cultura caiçara, trazendo ao cotidiano escolar conhecimentos sobre os valores e costumes existentes na região. “Para o desenvolvimento das ações previstas, foi fundamental o processo criativo e o envolvimento dos principais atores do projeto: professores e alunos”, comenta a coordenadora pedagógica, Nerci de Lourdes Gomes Aquino.
Neste projeto participam as Escolas Municipais: Bernardino de Souza Pereira, Célia Marina Dal Pozzo Borges, Profª Dalva Dati Ruivo, Profª Diva do Carmo Alves de Lima, Eugênia Pitta Rangel Veloso, Harry Forssell, Maria Aparecida Soares Amêndola, Profª Maria Conceição Luz e Noêmia Salles Padovan.
COMEÇO – No mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realizou junto aos educadores o I Encontro dos Professores Substitutos, com o objetivo de desenvolver projetos que visassem a articulação entre conhecimentos teóricos e competências relativas à docência. No encontro, o tema ‘Cultura Caiçara’ foi sugerido e desenvolvido em sala de aula no decorrer do semestre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário