segunda-feira, 22 de julho de 2013

Projeto Teia de Valores: Cultura da Paz




Este ano nosso Teia de Valores começou com uma série de palestras de sensibilização sobre bullying e violência escolar. Ninguém ficou de fora, para cada segmento um vídeo diferente. 











Junto com professores traçamos algumas ações para 2013. Discutimos sobre os problemas enfrentados no dia a dia e escolhemos dinâmicas que poderiam minimizar as situações de conflito. A pedido da professora de língua portuguesa Waniluce, iniciamos esta proposta com a 7ª C, elaborando a dinâmica dos problemas , foi muito divertido e curioso observar os alunos. 


Deste trabalho surgiu a arvore de valores , palavrinhas mágicas que não podem faltar na rotina escolar. 










 NA sequencia realizamos outra dinâmica agora na 8ª F, com apoio da professora de língua portuguesa Bruna, discutimos com a sala as situações que prejudicavam o andamento da turma e depois lançamos a proposta do cantinho da amizade. Como era um trabalho minucioso contamos com apoio dos professores Pedro e Maraisa. O painel ficou um charme, ficará exposto para uso coletivo onde todos poderão deixar seus recadinhos para pessoas que querem bem. 
Os alunos se envolveram tanto com a proposta que se organizaram em grupo para divulgar nas outras salas qual seria a função do painel. 

Para orientação educacional o mais importante nestas ações são os vínculos construídos, a valorização dos alunos como grupo, oportunizando momentos para que produzam coletivamente, aprendam a ouvir e doar aquilo que sabem para construção do grupo. Esta troca é tão positiva que contagia a todos os membros da comunidade escolar evidenciando qualidades e capacidades dos nossos alunos.