sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

NORMAS DISCIPLINARES

Prezados pais, responsáveis e alunos,

Acreditamos que a existência de normas e regras e o respeito às mesmas são fatores imprescindíveis para a educação individual e coletiva, pois contribuem para uma convivência escolar saudável, produtiva e organizada, necessária para a boa formação de nossos alunos. Neste sentido, não podemos prescindir da efetiva colaboração e, também, de um forte compromisso dos estudantes e suas famílias.
Relacionamos, a seguir, informações importantes, reunindo normas e procedimentos que regulam o funcionamento da nossa Escola. Pedimos sua atenção e cumprimento às mesmas.


HORÁRIO DE ENTRADA E SAÍDA

MANHÃ

* Início das aulas: 7h15min.
* Saída 4ª séries: 12h15min.
* Saída 6ª; 7ª e 8ª séries: 11h 45 min.
* Saída: 12h35min (2ª feiras as 8ª séries-6ª aula)
* Saída: 12h35min (3ª feiras as 6ª 7ª e 8ª séries-6ª aula).

TARDE

* Início das aulas: 13h00min.
* Saída 3ºanos; 3ª; 4ª séries: 18h00min.
* Saída 5ª série – 17h30minmin.
* Saída: 18h20min (2ª feiras as 5ª séries-6ª aula).


PONTUALIDADE

O aluno não deverá chegar atrasado para assistir às aulas.

Os portões serão fechados as 7h15(manhã) e 13h(tarde), os alunos atrasados só poderão entrar pela secretaria para receber autorização e entrar em sala de aula, sendo que os atrasos serão devidamente registrados pela secretaria. Serão tolerados dois (2) atrasos por trimestre e no terceiro (3º) atraso o aluno só entrará na escola com a presença dos pais ou responsáveis.
O aluno que precisar ser dispensado da escola antes do horário terá que trazer uma autorização dos pais ou responsáveis por escrito.

QUANTO À VESTIMENTA SUGERIDA AOS ALUNOS:

É proibido entrar nas dependências da escola usando qualquer tipo de roupa com decotes/fendas tanto na frente, quanto nas costas.
É proibido entrar nas dependências da escola usando shorts, bermudas, jardineiras e saias com altura acima dos joelhos.
É proibido entrar nas dependências da escola sem camisa ou camiseta.
É terminantemente proibido entrar nas dependências da escola usando tops/bustiês.

É VEDADO AO ALUNO:

· Permanecer na sala de aula durante o recreio.
· Permanecer nos corredores em qualquer circunstância.
· Sair da sala de aula sem autorização do professor.
· Promover desordem e agitação nos corredores da escola no período de aula.
· Fumar nas dependências da escola (lei 9760 de 25/09/97).
· Usar aparelhos sonoros, MP’s, walkman e principalmente celulares nas dependências da escola (lei 12730 de 11/09/07 ).
· Retirar-se da unidade escolar sem autorização dos pais por escrito.
· Utilizar de vocabulário e tratamento inadequado ao ambiente escolar (palavrões e brincadeiras agressivas).
· Agressão física ou verbal (aos colegas, funcionários,professores e direção).
· Portar objetos perigosos.
· Escrever, desenhar, riscar ou quebrar o patrimônio escolar (os pais terão que pagar o prejuízo de seu filho).
· Comer em sala de aula (chicletes, salgadinhos, balas, etc.).

QUANTO AOS DIREITOS DO ALUNO

Ter assegurado o princípio constitucional de igualdade de condições para o acesso e permanência no estabelecimento de ensino.
Ser respeitado, sem qualquer forma de discriminação.
Solicitar orientação dos diversos setores do estabelecimento de ensino.
Utilizar os serviços, as dependências escolares e os recursos materiais da escola, de acordo com a necessidade as normas de conduta.
Participar das aulas e das demais atividades escolares.
Tratamento com respeito por todos os integrantes da Comunidade Educativa.


QUANTO AOS DEVERES DO ALUNO

· Acatar a autoridade hierárquica na unidade escolar e tratar com respeito professores, funcionários e colegas.
· Manter durante as aulas atitude de respeito, atenção e trabalho, portando-se convenientemente em todas as dependências da escola, qualquer irregularidade será caracterizado como infração disciplinar cabendo um B.O junto ao distrito policial.
· Comparecer devidamente trajado nas dependências da instituição, bem como nas atividades extra classe.
· Comparecer nas aulas de recuperação paralela quando for convocado.
· Participar de todas as atividades curriculares programadas e desenvolvidas pelo estabelecimento de ensino.
· Cooperar na manutenção da higiene e na conservação das instalações escolares.
· Compensar, junto com os pais, os prejuízos que vier a causar ao patrimônio da escola, quando comprovada a sua autoria.
· Cumprir as ações disciplinares do estabelecimento de ensino.
· Tratar com respeito e sem discriminação professores, funcionários e colegas.
· Comunicar aos pais ou responsáveis sobre reuniões, convocações e avisos gerais, sempre que lhe for solicitado.
· Comparecer pontualmente às aulas e demais atividades escolares.
· Manter-se em sala durante o período das aulas.
· Apresentar os trabalhos e tarefas nas datas previstas e manter seu material em ordem.
· Comunicar qualquer irregularidade de que tiver conhecimento ao setor competente.
· Apresentar atestado médico e/ou justificativa dos pais ou responsável, em caso de falta às aulas. Atestados médicos não abonam as faltas, só justifica.
· Responsabilizar-se pelo zelo e devolução dos livros didáticos recebidos e os pertencentes à biblioteca escolar.
· Frequentar regularmente as aulas. Presença menor do que 75%, a mãe será convocada e o nome do aluno encaminhado ao Conselho Tutelar.
· Participar das atividades escolares, garantindo seu bom desempenho (tarefa para casa, trabalhos e recuperação).
· Zelar pelo patrimônio escolar.
· Não jogar lixo no chão, utilizar o cesto.
· Justificar as faltas, providenciar conteúdos perdidos e solicitar avaliação.
· Não gritar e nem falar palavrões.
· Obedecer às determinações dos professores

MEDIDAS DISCIPLINARES:
Advertência verbal
Advertência por escrito e convocação dos pais
Suspensão
Conselho de Escola

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escola orienta os alunos que não tragam para sala de aula, objetos de valor, celulares, bonés, etc. No caso de perda ou dano, a Escola não se responsabilizará.
Os aparelhos celulares ou quaisquer outros aparelhos sejam sonoros ou de imagens, deverão estar desligados durante as atividades escolares (inclusive no intervalo da merenda) e guardados no bolso, pasta ou mochila. Casos contrários serão recolhidos e entregues somente aos pais.
Lembramos que: “A escola não se responsabiliza por qualquer objeto de valor portado pelo aluno”.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

1ª Reunião de Pais do Ano


No dia 12/02/2010, fizemos a nossa primeira reunião de pais de 2010 onde tinhamos como objetivo acolher nossos pais e conhecer os pais novos, vindos da EM. Shirley Mariano.

Apresentamos a todos a equipe administrativa pedagógica e funcionários, além de lembra-los dos combinados sobre as normas disciplinares elaborados pela equipe gestora e pedagógica para assim deixa-los mais tranquilos, quanto a permanencia de seus filhos na Escola.

As reuniões aconteceram em três períodos: 10:30 pela manhã / 16:00 a tarde e 19:00 a noite tivemos muitos pais presentese nos apoiando quanto as normas disciplinares da Escola.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Apresentação Projeto Guri

No dia 10/02/2010 tivemos a visita dos professores e alunos que fazem parte do Projeto Guri onde tiveram como objetivo demonstrar as nossas crianças o trabalho
que desenvolvem com os instrumentos musicais para assim divulgar o projeto a população Infanto Juvenil de 08 a 18 anos do Jardim Oásis.
Foi Maravilhoso e os alunos participaram ativamente da apresentação.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010